1. Seja um modelo a ser seguido
De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, a obesidade é “socialmente contagiosa”. O que a pesquisa não destacou é que a magreza também pode ser! Os pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade da Califórnia descobriram que somos influenciados pelo comportamento de quem está ao nosso redor. Por isso, se você passar a observar seu peso, seu companheiro fará o mesmo. Outros pesquisadores, das universidades de Duke e Yale, descobriram que as mudanças saudáveis que uma mulher faz em sua própria vida são suficientes para influenciar seu cônjuge.
2. Cuidado com a autosabotagem
Não compre doces para “ter na dispensa”. Todos que chegarem a sua casa deverão comer o que você come. Logo, sirva frutas secas ou castanhas, torradas integrais e patês feitos com iogurte. Todos ficarão mais saudáveis. Tenha no carro ou na bolsa um lanche para evitar ficar com muita fome. Exemplos: sucos integrais em caixinha, frutas secas, biscoitos integrais.
3. Experimente novas combinações de ingredientes
Não existem alimentos proibidos. Em vez disso, opte substitutos saudáveis. Exemplo, troque o creme de leite por iogurte de consistência firme em receitas frias. Tem sabor parecido, mas é mais saudável.Existem muito tipos de pães integrais, ache um que seja do seu agrado. Não precisa ser pão tipo forma. A maioria das padarias já tem a versão integral para o pão francês.
4. Procure saber como agir
Normalmente, uma simples pergunta pode ser útil: “O que posso fazer para ter uma vida mais saudável?” ou “O que estou fazendo de errado para resultar em ganho de peso?”. Tomar consciência da realidade vai ajudar a mudar. Não adianta buscar respostas de outras pessoas, seja sincero consigo mesmo. Se você ganha peso, esta comendo errado. Pode ser a qualidade da comida ou a quantidade. Outro erro comum, é fazer longos períodos de jejum.
5. Comemore os benefícios do seu emagrecimento
Se perdeu peso, que tal uma roupa nova ou usar aquela roupa que você adora. Também vale cortar o cabelo, fazer uma massagem. Conte para
6. Deixe claro que o ama
Dizer ao seu parceiro o quanto o ama e o apoia ajuda. Que tal sugerir atividades que possam fazer juntos? Não apenas o passeio com o cachorro ou de bicicleta no calçadão, mas também a compra de alimentos e o preparo das refeições para levar para o trabalho. Essa foi uma estratégia adotada pela nossa Associada Jill V.: “É divertido estarmos juntos. E Neil passou a ser muito mais saudável”, a esposa relata.
7. Fique de olho no tamanho das porções
A maioria das pessoas que come em excesso tem o hábito de “comer com os olhos”. A imagem de um prato grande cheio de comida é um desafio à sua força de vontade. Servir porções de tamanho razoável ao seu parceiro vai aumentar as chances de deixá-lo satisfeito, já que ele não vai ter por que se sentir tentado em comer mais.
Em estudo recentemente publicado, foi identificado que o tamanho das embalagens influencia a ingestão de alimentos. Assim, que compra embalagens grandes e “promocionais” acaba comendo muito mais do que quem compra embalagem pequena.
8. Faça refeições caseiras
Você não vai economizar apenas dinheiro, mas também calorias. Cozinhar juntos pode ser uma experiência de interação divertida e, o que é ainda melhor, é mais fácil controlar as porções e os ingredientes.
9. Faça mudanças simples em seu estilo de vida
Nada como à sensação de sucesso para levá-lo ao sucesso. Comece aos poucos, com uma caminhada de 10 minutos por dia, ou corte o sorvete depois do jantar. Isso criará expectativas e ajudará a manter o desejo de continuar na jornada.
10. Um deslize não justifica jogar a toalha
Se em determinado dia ou situação, você não foi capaz de suportar a comeu mais ou comeu algo muito calórico, não é motivo de abandonar o programa de emagrecimento. Pelo contrário, se fez uma refeição errada ou abusou de um único alimento, deve corrigir o erro o quanto antes. Procure ter uma refeição leve, após uma noite de festa. Tome bastante água para eliminar o excesso de sal consumido no dia anterior.
11. Criar uma rotina de pesagem.
Não é necessário ter uma balança no banheiro para pesar, mas digamos que ajuda. Cada pessoa tem que ter a sua rotina de pesar que possa ser no banheiro, na farmácia do bairro, na academia de ginástica. Vale a pena observar detalhe como ser no mesmo horário e com roupas semelhantes (ex. sempre com roupa de ginástica ou de agasalho). Não faça subtrações, isso é reduzir o peso do sapato ou da roupa. O peso que estiver na balança é o seu peso. Anote e compare. Não é produtivo pesar com um intervalo inferior a 1 semana.
12. Fruta também é doce
As frutas são uma importante fonte de fibras, vitaminas e açucares (carboidratos), os quais ajudam no funcionamento do intestino, na imunidade e a ter energia. CONTUDO… Elas têm calorias e isso faz com que se em excesso causem aumento de peso. Opte por frutas com menor valor calórico (melancia, maçã, pêra, melão, ameixa etc). Tenha regularidade no consumo de frutas. Não comer mais que 3 porções pequenas por dia. Variar é uma forma de garantir o consumo de todos os nutrientes. Coma frutas cruas, com casca e sementes sempre que possível. Se optar por um suco, não passar na peneira.
13. Comer DE-VA-GAR
O cérebro demora em receber a informação que seu estômago esta cheio. Assim, se você come rápido vai sentir que, de repente, ficou com sensação que comeu demais. Além de que o sabor da comida e o prazer em comer estão na boca e não no estomago. Comer mais devagar faz sentir mais prazer – deguste a comida e não simplesmente engula. A comida que não é bem mastigada, não será bem digerida o que causa gastrite, má digestão e intestino preso.
14. Cuidado com o DIET e o LIGHT
Primeiro devemos entender o que significam os termos. DIET: é alimento sem adição de açúcar, indicado para diabéticos ou pessoas que precisam de controle de açúcar. LIGHT: são alimentos cujo valor calórico foi reduzido, indicado para quem quer perder peso. Um alimento pode ser diet e light, mas isso não é a regra, é a exceção.
Para retirar o açúcar de uma alimento e ele continuar palatável muitas vezes são acrescentados gorduras. O resultado final é aumento do valor calórico.
Um erro comum é aumentar a quantidade do alimento porque ele é light. Ingerir alimentos de baixa caloria deve ser uma oportunidade de consumir uma coisa que lhe é prazerosa. Mas, se aumentar à quantidade seu esforço será em vão.
Logo se você é diabético ou tem qualquer restrição a açucares na dieta, coma o DIET. Se você precisa perder peso, opte pelo LIGHT e em pequena quantidade.