ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE:
CHAMADA: Sempre é tempo para começar a exercitar-se. Os benefícios são para todas as idades. Aqui alguns passos importantes para fazer sua vida mais saudável e independente
O PRIMEIRO PASSO
Estar convencido de que a atividade física é fundamental para manter a saúde e estar motivado.
O passo seguinte é discutir com o médico que acompanha sua saúde quais as restrições ou limites que seu organismo impõe.
AVALIAÇÃO MÉDICA
Antes de iniciar a pratica esportiva, o idoso de realizar exames bioquímicos ( dosagem de colesterol, glicemia, hemograma etc); teste ergométrico ou similar (para que muita restrição motora é possível fazer cintilografia do miocardio ou outro similar para avaliar o coração ob esforço) e densitometria óssea. A depender do casa, o médico pode aumentar ou reduzir essa bateria.
ESCOLHER A ATIVIDADE
A atividade física ideal é aquela que melhor combina com a pessoa. Tem que fazer parte da rotina, logo tem que ser prazeroso. É impossível manter por tempo indeterminado uma atividade chata, longe de casa ou que seja muito fácil ou muito difícil.
LOCAL:
Pode ser tão simples quanto andar no condomínio ou uma mega academia com personal trainer. O importante é a freqüência (3 a 5 x por semana), alongamento para prevenir lesões e respeitar seus limites, mas ter metas a atingir.
Estudos demonstram que acima de 90 minutos semanais, já ocorrer proteção cardíaca e redução de morte por infarto e AVC.
OBJETIVOS:
O principal objetivo da atividade física deve ser manter-se saudável. Somos animais e por tanto precisamos de movimento.
Todo e qualquer ganho além deste deve ser secundário. Ex. perder peso. A atividade física colabora com a perda de peso, é um fato, mas para perder peso é necessário reduzir calorias e cuidar da alimentação. Logo, se você não perde peso é porque come errado. Não pare de fazer exercício porque não emagrece. Separe as coisas: para perder peso é necessário mudar a dieta; Melhor um obeso que faz exercício que um magro sedentário.
O mesmo é válido para todos os ganhos secundários da atividade física. Controle do diabetes e da pressão arterial; redução do colesterol; redução do risco de enfarto, AVC e demência; melhorar a qualidade do sono; socialização etc.
REAVALIAÇÃO
Deve ser realizada em períodos regulares, por um profissional do esporte, fisioterapeuta ou pelo menos seu médico.
Discutir as metas e o que fazer para atingi-las.
O período de reavaliação deve ser no máximo semestral.