Um importante estudo sobre ingestão de cereais refinados e o risco de morte por doença cardiovascular foi recentemente publicado.
O grupo multicêntrico chamado PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology) com organização geral feita pelo Canadá (Population Health Research Institute) abrangeu 21 países. Realizados inquéritos alimentares quanto ao uso de cereal refinado, cereal integral e arroz (todos os tipos) e acompanhamento médico por 9,3 anos em média. Total 137.130 participantes.
Considerou cereal refinado aquele que perdeu totalmente a sua película externa, onde contem proteínas e fibras, mantendo apenas o centro rico em carboidrato. Foram considerados integrais aqueles de tivessem total ou parcialmente sua camada externa. O arroz foi incluído por sua importância para populações da Ásia e China.
Após controlar inúmeras variáveis, o estudo conclui que a ingestão de cereais refinados aumentou o risco de morte por doença cardiovascular (infarto, AVC, ICC) e de morte por todas as causas. Adicionalmente também foi associada com elevação da pressão arterial.
Os grãos integrais e o arroz não apresentaram significativa associação com eventos cardiovasculares ou morte. Os autores ressaltam que quanto mais integro for o cereal mais propriedades funcionais eles têm. O estudo avaliou todos os cereais integrais em conjunto e por isso seu efeito protetor possa não ter sido identificado.
Então cuidado com o que você põe no seu prato. Pode ser a diferença entre saúde e doença. A escolha é sua!
Swaminathan.S et al .JBM 2021;372:m4948